Vendas de cimento mantêm tendência de queda verificada no 1º trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), as vendas da indústria do cimento, em abril, seguiram a tendência de retração do primeiro trimestre e registraram queda de 11,6% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em termos nominais foram comercializadas 4,6 milhões de toneladas.
No mês, o volume de vendas de cimento por dia útil apresentou crescimento de 3,4%, em relação a março, influenciado pelos feriados de abril. No acumulado do ano, em números absolutos, o desempenho é de queda de 3,1%.
Na análise de Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, o ambiente de instabilidade na economia, marcado por indicadores internos desfavoráveis como aumento no desemprego, aliado à lenta recuperação dos salários e juros em patamar alto, continuam a impactar o setor. “Os resultados apontam para um preocupante desempenho da indústria do cimento frente as discussões da Lei Básica do Saneamento, do arcabouço fiscal, incertezas quanto à evolução da Reforma Tributária e a falta de perspectiva de uma redução da taxa básica de juros. Ademais, persiste forte pressão de custo dos insumos que integram o processo produtivo do setor”, explica.
Diante desse cenário, a venda de material de construção segue em queda, assim como os lançamentos e financiamentos imobiliários, reflexo da alta taxa de juros (13,75%) e do baixo poder de compra da população.