A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 11/08/2021, mostrou que no 1° Semestre de 2021, as vendas de Materiais de Construção cresceram 21,5%, comparado com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é do volume de vendas, ou seja, está desconsiderando a inflação do período. Se considerarmos a inflação (receita nominal de vendas) o crescimento apresentado é de 48,0% para o 1° Semestre de 2021. O mês de junho de 2021 teve um aumento de 1,9%, comparado com o mesmo período de 2020. O setor de Materiais de Construção contabiliza a décima terceira taxa positiva consecutiva, nessa comparação. Considerando um recorte estadual, no 1° Semestre de 2021, frente ao mesmo período de 2020, a variação do volume de vendas de materiais de construção mostrou predomínio de resultados positivos na grande maioria dos estados, sendo destaque os estados: Ceará (41,1%) e Espírito Santo (28,7%). Por outro lado, pressionado negativamente, se destacou o estado da Bahia (-0,5%). A imagem a seguir mostra a variação no volume de vendas de materiais de construção dos principais estados divulgados pelo IBGE:
Os números mostram um mercado aquecido de varejo de material de construção. Os principais fatores que podem ter beneficiado o varejo de materiais de construção foram:
-Disponibilidade de renda dos consumidores, que reduziram outros gastos, tais como lazer, viagens e passaram a investir mais com reparos, reformas e obras em suas residências;
– Auxílios governamentais;
– Taxa de Juros mais baixa, que embora subindo novamente é estruturalmente a mais baixa da história, que favorece a indústria de construção por um ciclo de obras desde material básico até acabamentos e decoração.
É importante que cada empresário compare o crescimento das vendas de sua loja com o crescimento do mercado, desta forma, poderá analisar se sua loja está ganhando ou perdendo participação de mercado.